Eu,
Oriunda de escola pública em todos os segmentos, fui alfabetizada aos sete anos. Tinha aproximadamente 9 anos quando recebi de meus pais a coleção de Monteiro Lobato. Capa dura, com tamanho aproximado de folha A4, cada página cheia de ilustrações e convites para seguir caminhos de sonhos, usando a imaginação com eu nunca havia usado antes. Fiquei viciada. Nunca mais parei de ler. Como dito por você, em aula, até notícias de jornal velho me interessavam. Não sei quantas vezes invadi minha pequena escola primária, nos fins de semana, para sorrateiramente tirar livros cheios de poeira de uma sala sempre fechada e lê-los de maneira ávida, sem parar, sem quase respirar, envolvida em sentimentos ambíguos: alegria e preocupação.
Gibis, fotonovelas, livros de bolso, revistas, periódicos, sei lá, tudo que podia. No 2º segmento meus professores me abasteciam, louvado seja Deus pela vida deles. Eu quase enlouquecia nas férias.
Eu lembro muito de uma colega que a mãe passava roupa para famílias residentes na zona sul e tinha sempre em sua casa revistas, gibis e fotonovelas que trazia de seu trabalho. Eu a tratava como super amiga, e lia tudo que chegava.
No ensino médio descobri os sebos. Até hoje perambulo por sebos e feiras. Nenhum livro que me indiquem deixo de folhear. Meu tema preferido? Não tenho! Cresci lendo Azimov, adoro ficção, O Morro dos Ventos Uivantes marcou minha adolescência, adoro romance, Xogum li três vezes, adoro história, Castro Alves, José de Alencar, Machado de Assis, sonho ter tempo para relê-los. Embaixo da minha arvore de natal tem três livros: Não consigo emagrecer, 1822, o futuro da humanidade. Sou eclética. Durante a greve li três livros, A Casa de Vidro, O Livreiro de Cabul e Infiel. Atualmente estou lendo Pioneiros e Bandeirantes (Viana Moog), excelente. Gostei muito de você Ivan.
Sonia, que maravilha conhecer um pouquinho da sua história com a leitura... É concreto ver que escreve tão bem e, com certeza, muito se deve a leitura!! Continue ávida por ler, por conhecer, por viajar... e, melhor, passe este estímulo, esta vontade, este prazer para outros, principalmente, para as crianças...
ResponderExcluirFiquei feliz em conhecê-la também... Seja bem-vinda!
Abs
Ivan